Novidades do Blog

BENEFÍCIOS QUE UMA PESSOA TEM AO FAZER PILATES

Pilates é uma técnica que combina o desenvolvimento coordenado de corpo, mente e espírito.

Joseph Pilates, quando criou, deu o nome de Contrologia pelo fato de acreditar que os movimentos deveriam ser realizados de forma natural e com controle estrito da vontade.

Seu trabalho teve repercussão a partir dos anos 40 (época de auge do ballet dos Estados Unidos e da dança moderna). Sua técnica fez muito sucesso com famosos bailarinos, pois com a prática eles se condicionavam e reabilitavam para continuarem a dançar.

Seus principais princípios são: concentração, respiração, alongamento axial, controle do centro de força (powerhouse), fluidez, entre outros.

Qualquer pessoa pode praticar Pilates, não há contraindicações. O que se faz é aplicar a técnica de acordo com o condicionamento físico de cada um e suas patologias. Desde que orientada por um instrutor que saiba muito bem todos os princípios do método, o benefício de uma boa saúde postural, bem-estar, força e flexibilidade aparecerão com toda certeza.

Quando uma pessoa começa a praticar Pilates é muito importante que ela se concentre nos movimentos e explicações dos mesmos para que durante toda a aula seu corpo e mente estejam bem conectados e assim ative a musculatura de forma correta tornando a prática segura e eficiente.

Um dos grandes problemas nos dias de hoje é que com o avanço da tecnologia as pessoas passam cada vez mais sentadas na frente do computador, ficam muito tempo no celular e assim acabam se movimentando menos no dia a dia. E as dores começam a aparecer, pelo fato da coluna sair do seu eixo axial, fazendo com que o corpo sofra inúmeras compensações. O peso corporal não é distribuído de maneira uniforme e como consequência as articulações começam a ficar muito tensionadas.

Para isso o Pilates será fundamental, pois numa aula se trabalha bastante a mobilidade de coluna e a descarga eficiente de peso, tanto nos pés como nas mãos e também nos ossos. Sendo assim, o aluno aprende como deve mover o seu corpo e como posicioná-lo dentro do estúdio executando os movimentos e nas suas atividades diárias. O grande ganho que terá é um bom alinhamento postural e articulações mais relaxadas.

Algumas pessoas procuram o Pilates pelo fato de quererem melhorar o condicionamento físico e desempenho. Por exemplo, os atletas. O trabalho realizado é minimizar as compensações que determinado esporte faz e ao mesmo tempo desenvolver a força e a habilidade necessárias para movimentos específicos do esporte. Benefício disto é diminuir os riscos de lesões durante um treino ou competição.

O público da terceira idade também se beneficia muito com o método. Realizar os movimentos no solo ou nos aparelhos faz com eles se sintam mais fortes, com mais equilíbrio e com autonomia para realizar suas tarefas cotidianas. Isso porque é possível adaptar cada movimento do repertório das seguintes maneiras: diminuindo a amplitude de movimento, aumentando a base de apoio, uso de acessórios para facilitar a execução de cada exercício e incluindo movimentos que desenvolvam o equilíbrio (sempre pensando no bom senso).

Qualquer tipo de público se beneficiará com a prática do Método Pilates, seja criança, atletas, idosos, pessoas com patologias e outras. Bem orientadas, as pessoas aprendem a gastar somente a energia necessária para cada movimento. Isso porque elas se tornam mais fortes, passam a ter músculos mais alongados, suas articulações se movem com maior amplitude e assim sofrem menos sobrecarga diminuindo lesões.

Como dizia Joseph Pilates:

“A aptidão física é o primeiro requisito da felicidade. Nossa interpretação da aptidão física é a obtenção e manutenção de um corpo uniforme, desenvolvido com uma mente sã, plenamente capaz de, naturalmente, facilmente e de forma satisfatória realizar as mais variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazer”.

Por Carolina Sales

Coordenadora técnica TcPilates

Compartilhe este Post

Opiniões

Os comentários aqui postados não representam nossa opinião.
A responsabilidade é exclusiva do autor da mensagem.

Dê sua Opinião