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Desconforto lombar? Vamos cuidar disso no Pilates!

Dor lombar é um dos grandes incômodos da vida moderna! Hoje é a segunda maior causa de consultas médicas, ficando atrás apenas da gripe, e cerca de 85% das pessoas já teve ou terá dor lombar ao longo da vida. Seja pela má postura ou por patologias, a dor lombar está associada à desidratação dos discos e diminuição do espaço intervertebral. Através do Pilates e seus princípios, podemos realizar exercícios que promovem a liberação desses espaços e que buscam a hidratação discal e mobilidade.

Vamos conferir os exercícios de hoje?

Deitado de costas, respire profundamente!

Deitado no solo com as pernas apoiadas em uma superfície mais alta, inspire e eleve os braços acima da cabeça e permita a abertura das costelas. Expire profundamente, desça os braços e movimente as costelas levemente para baixo.

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Estudos indicam que pelo menos 20 minutos deitado de costas em superfície rígida, com a coluna bem organizada são suficientes para causar importante efeito de hidratação discal.

 Relógio pélvico

 Deitado, movimente o seu quadril no sentido horário e depois antihorário. Tente preservar o meio das costas (torácica) no solo. Você pode utilizar como acessório uma bola murcha para facilitar o movimento.

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Side Bend – preparação

Deitado de lado, com a cintura encostada no solo, braços e pernas acomodados.

Ao inspirar, procure empurrar o quadril para longe, tirando a cintura do solo. Preserve o apoio da lateral das costelas no chão.

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Alongamento dos membros inferiores com faixa elástica

Deitado de costas, com a coluna bem organizada no solo, mantenha uma perna flexionada e a outra estendida até onde você conseguir manter o sacro no chão (lembrando que o sacro é o grande osso que fica no final da nossa coluna!)

Com a faixa posicionada na ponta dos dedos, pense em empurrar o calcanhar para cima ao mesmo tempo em que pressiona o glúteo para o solo.

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Torção e relaxamento dos músculos do tronco

Deitado com a coluna bem organizada, pernas flexionadas e braços afastados na largura dos ombros. Mova as duas pernas juntas para um lado, ao mesmo tempo que gira a cabeça para o outro. Com cuidado, inverta a posição.

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Lembramos que sempre é importante consultar um médico para saber a causa da dor lombar e direcionar para o melhor tratamento.

Por VivianeVales

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