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HIPERCIFOSE NO PILATES

Hoje vamos falar sobre as curvas da nossa coluna, em especial da curvatura torácica. A coluna vertebral tem curvaturas que facilitam a descarga de peso e o equilíbrio, além de dissipar as forças do tronco.

A curva cervical e lombar chama-se lordose e a curva torácica chama-se cifose. A hipercifose é o aumento da curvatura cifótica natural da coluna torácica, que surge gradativamente. Entre outras causas, a hipercifose pode originar-se da má postura. Pode apresentar dor, fadiga muscular, sensibilidade e rigidez.

O método Pilates pode auxiliar a melhorar a mobilidade da região torácica, além de fortalecer a musculatura dorsal minimizando os efeitos da má postura. Vamos conferir alguns exercícios:

  •  Open Elbows no Rolo

Open  (1)Open  (2)

Objetivo: Trabalhar descarga de peso em alinhamento e mobilidade da cintura escapular

  • Chest Expansion

Chest (1)Chest (2)Chest (1)Chest (3)

Objetivo: Fortalecer musculatura dorsal visando mobilizar a articulação crânio-cervical.

  • Head Work com elástico

Head (1) Head (2)

Objetivo: Realinhamento cervical, normalmente comprometido pela hipercifose.

  • Back to Forward Bend Prep.

Back to Forward Bend Prep (3)Back to Forward Bend Prep (1)  Back to Forward Bend Prep (2)

Objetivo: Aumentar a mobilidade da torácica para extensões, tirar da posição de sobrecarga.

  • Arm Circles no Rolo

Arm Circles  (1)Arm Circles  (3) Arm Circles  (2)

Objetivo: Liberdade de movimento para MMSS e estímulo de alongamento para peitorais.

  • Back Extension Prep.

Back Extension Back Extension2

Objetivo: Fortalecimento dos dorsais visando ênfase na coluna torácica.

Por Viviane Vales, Treinadora TcPilates

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