Novidades do Blog

Instrutor de Pilates: cuide-se!

Já sabemos que os instrutores de Pilates cuidam de todos os detalhes referentes à segurança dos movimentos quando nos ensinam um exercício. Mas você já parou pra pensar que manusear as máquinas, carregar caixas e demonstrar exercícios várias vezes por dia pode ser prejudicial à saúde do seu querido instrutor? Mas chegou a hora de mostrar todo o seu carinho por ele! Confira as dicas da educadora física Viviane Vales.

MANUSEIO DOS EQUIPAMENTOS

A posição das molas nos equipamentos não favorece o manuseio seguro.

  • Trocando molas no Reformer

ERRADO

foto 1

CERTO

Procure segurar no “corpo“ da mola com uma das mãos, sempre pela frente, alinhando o punho. A outra mão auxilia no encaixe do gancho.

foto 2

  • Ajuste do Ladder Barrel

ERRADO

Flexionar o tronco para abaixar e girar o parafuso de lado.

foto 16

CERTO

Flexionar os joelhos de frente para os parafusos e ajusta-los de frente.

foto 17

4 – Como carregar acessórios e caixas

ERRADO

Torcer o tronco para retirar objetos do solo e segurar nas bases mais distantes ( levantar caixa segurando na horizontal.

foto 5

CORRETO

Agache o tronco e empurre a caixa da horizontal para a vertical. Flexione os joelhos e pegue a caixa trazendo-a para próximo do tronco. Para colocar no solo, a mecânica é a mesma.

foto 6 foto 7 foto 8

Atente-se para programar as aulas já posicionando os acessórios que serão utilizados próximo dos alunos, evitando assim muitos deslocamentos de objetos.

  • Alças de pés e mãos

Ensine seu aluno à posicionar-se dentro da máquina de forma mais independente. Ao trazer as cordas do Reformer para os pés ou mãos, por exemplo, você se sobrecarrega e se coloca em uma posição de desequilíbrio. Economize sua força para os casos extremos, onde o cliente necessita da sua ajuda (idosos, reabilitação, gestantes, etc).

ERRADO 

foto 13

CORRETO

foto 14 foto 15

  •  Trocando molas na Cadeira

Troque as molas pela parte de trás da Cadeira, também segurando pelo corpo da mola.

ERRADO

foto 12

CERTO

foto 11 foto 9

DEMONSTRAÇÕES

Desenvolva bem o seu comando verbal e imagens figurativas a fim de diminuir o número de demonstrações desnecessárias. Além de realizar movimentos excessivos, você pode cair na armadilha de realizar um movimento de nível complexo sem estar aquecido.
A ideia é deixar a demonstração apenas para o que for realmente necessário e sempre preparar o corpo com aquecimento articular específico.

PÉS DESCALSOS

Passar muitas horas em pé e descalço pode gerar fortes dores nos calcanhares e também na coluna lombar, pela alteração de descarga de peso. Uma dica é utilizar um calçado fácil de retirar durante as aulas ou uma pequena palmilha de silicone para o calcanhar, dentro da meia.

Compartilhe com seu instrutor! Você cuida dele para que ele cuide de você por muito mais tempo!

Viviane Vales

Treinadora da TcPilates

Compartilhe este Post

Opiniões

Os comentários aqui postados não representam nossa opinião.
A responsabilidade é exclusiva do autor da mensagem.

Dê sua Opinião