Novidades do Blog

Leg Pull Back ou Purvottanasana?

Seja bem vindo a uma nova coluna que vai comparar semelhanças de posições/exercícios do mundo do yoga e do pilates. Sem a intenção de mostrar o que é melhor pretendemos apresentar semelhanças e acima de tudo, enriquecer sua prática com informações que vão muito além da parte física de cada movimento.

Se você é praticante de pilates vai lembrar que o movimento acima parece uma preparação ou o início para o leg pull back não é mesmo? Podemos praticá-lo com o objetivo de desenvolver um bom controle do corpo, alongamento com ênfase em toda a parte frontal de nosso organismo além de fortalecer braços e punhos. Lembrando a posição da cabeça vale um boa discussão, pois ela diverge de escola para escola, alguns defendendo que devemos fazer o aceno de cabeça isto é, olhando para a frente, outros o olhar vai para a diagonal, como também praticantes que voltam ele o teto.

Só que, para o mundo do yoga chamamos esta posição de Purvottanasana, em sânscrito, alongamento intenso para leste e não é só um nome complexo, é uma postura que carrega com ela uma profunda simbologia. Os antigos yoguis preconizavam que você deveria sempre olhar para leste ou para norte em suas práticas (fonte: Gheranda Samhita) agora você ficou curioso para saber por quê?

Os hindus são totalmente ligados com as forças da natureza e quando você vira sua face para este lado, levamos as propriedades energéticas que este dois pontos cardeais carregam:

  • Leste é guardado pelo Sr. dos Raios e trovões e nos protege trazendo coragem e poder. Este ponto também é o quarto do sol nascente, representando a fonte de vida na Terra.
  • Já Norte é guardado por uma estrela chamada Dhuva que em sânscrito significa eterno e é a personificação da força de vontade, que praticante não deseja esta qualidade? Além disso sempre que você falar do Norte eles irão associar com o majestoso Himalaia, uma mística montanha que é considerada uma ponte celestial de contato para Deuses e Deusas.

Da próxima vez, leve uma bússola e boa prática!

Por Ge Gurak

Instrutora que atua há mais de 14 anos com Pilates e Yoga e teve a chance de aperfeiçoar-se na Índia, além de possuir especialização em ZEN•GA™ e Garuda®. Conduz suas aulas no Centro de Treinamento da TcPilates (www.tcpilates.com.br)

Compartilhe este Post

Opiniões

Os comentários aqui postados não representam nossa opinião.
A responsabilidade é exclusiva do autor da mensagem.

Dê sua Opinião