Novidades do Blog

Pilates como um aliado na Reabilitação Física

  • O pilates tem sido utilizado como técnica de reabilitação física?

Assim como no fitness, o pilates na reabilitação tem sido usado de acordo com os principais princípios do método pilates que são: RESPIRAÇÃO, ALONGAMENTO AXIAL E CONTROLE DE CENTRO, ARTICULAÇÃO DA COLUNA, ORGANIZAÇÃO DE CABEÇA, PESCOÇO E OMBROS, ALINHAMENTO DAS EXTREMIDADES E DESCARGA DE PESO E INTEGRAÇÃO DO MOVIMENTO. Com isso, é feito um trabalho específico que reabilite a lesão, o ideal que o mesmo seja este feito por um fisioterapeuta. Ou seja, os exercícios podem ser adaptados de acordo com a dificuldade do aluno e o grau da lesão.

 

  • Ele serve como complemento à fisioterapia ou pode substitui-la?

Não pode ser substituído pela fisioterapia convencional, pois são trabalhos diferentes mas pode sim ser um complemento ou o caminho para dar continuidade na reabilitação depois da liberação da equipe responsável.

 

  • Como fisioterapeutas podem aplicar o Pilates no tratamento de lesões? Para que tipo de lesões pode ser aplicado?

O grande diferencial do pilates na reabilitação é a possibilidade de um atendimento individual (indispensável) e adaptação que o profissional terá para este tratamento. A sessão pode começar com um controle da dor, onde o paciente é orientado a evitar forças destrutivas sobre a lesão durante o exercício. São realizados movimentos isolados numa articulação distal ou proximal ao local da lesão. Evita-se movimento no local da lesão ou região de instabilidade. E por fim, restauração do movimento para que se recupere a amplitude de movimento perdida por causa da lesão. As  patologias que podem ser reabilitadas são inúmeras, podemos citar para lesões de coluna como: protusão ou hérnia, escoliose. Lesões de joelho, como: condromalácia, alguma cirurgia nos ligamentos ou de menisco que necessite de um bom trabalho de fortalecimento muscular. Lesões de ombro, como: bursite. E também lesões de pé e tornozelo.

 

  • O método tem sido indicado por médicos?

A recomendação e o atestado médico são fundamentais, na verdade, no estado de São Paulo faz parte de uma lei,  de preferencia que ele tenha os exames especificando a lesão e o local, para que se realize um bom trabalho de reabilitação.

 

  • Como tem sido a procura de pacientes pelo Pilates?

Normalmente a procura é grande, pois o ambiente e clima de um studio de pilates é muito mais descontraído e agradável que a fisioterapia convencional e isso gera um entusiamos maior à participação. Mas tome cuidado com a escolha do acompanhamento. É necessário que o instrutor dê uma boa orientação biomecânica para que se evite força destrutiva no local da lesão, os padrões falhos de movimento devem ser quebrados antes da reeducação com padrões novos. Além de ter uma ficha detalhada do paciente com indicação do diagnóstico, sua ocupação e outras questões que influenciem no bom andamento da aula de pilates. E é melhor que a aula de reabilitação seja feita individual para que se criem desafios e uma boa concentração do paciente na melhora da amplitude de movimento na região da lesão.

 

  • Quais as principais vantagens dessa técnica?

O pilates tem a função de preparar a pessoa para o dia-a-dia. Ensina uma maneira eficaz de movimento, no qual não se prejudica articulações e dessa forma evita-se lesões. Acho que o pilates por ser uma prática de exercícios de forma mais individualizada acaba atingindo melhor o objetivo do aluno e professor com relação à saúde muscular. Acho difícil comparar o pilates com outra modalidade, pois cada um tem a sua especificidade e por muitas vezes um complementa o outro.

Achamos importante que o trabalho de reabilitação seja feito especificamente por um fisioterapeuta, onde ele terá todos os recursos para reabilitar a lesão. E depois, de reabilitado começar um trabalho voltado para o fitness (feito este por um educador físico em conjunto com o fisioterapeuta) para criar um bom condicionamento onde o aluno terá a musculatura fortalecida e assim evitará outras lesões.

 

Por Gerusa S. Gurak

Diretora educacional da TcPilates, Centro de Treinamento

Escolha credenciada ao PMA e que conduz formação e aperfeiçoamento de instrutores.

Compartilhe este Post

Opiniões

Os comentários aqui postados não representam nossa opinião.
A responsabilidade é exclusiva do autor da mensagem.

Dê sua Opinião