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Pilates e Corrida

Pensando em começar a correr ou caminhar? O Pilates é o seu maior aliado!

Uns quilinhos a mais podem incomodar nossa autoestima e dar o pontapé inicial para a prática de caminhadas e corridas. Correr e caminhar não são tarefas tão simples quanto parecem e merecem o devido preparo para praticar.

Além de distúrbios do metabolismo, o sobrepeso e a obesidade geram importantes estresses nas articulações. Coluna, quadril, joelhos e tornozelos sofrem com o peso extra que precisam suportar para nos manter em pé e nos locomover. Sabe-se que as caminhadas são indicadas para acelerar e promover um processo de emagrecimento saudável, porém é necessária a realização de um trabalho que dê o preparo corporal inicial, protegendo articulações periféricas e centrais, prevenindo lesões e aumentando a consciência corporal.

O Pilates será responsável pela estabilização das articulações, através de exercícios de fortalecimento, de equilíbrio e alongamento. Esse trabalho auxilia na prevenção de torções de tornozelos e joelhos, artrite, tendinites e fascite plantar, por exemplo.

Suas articulações e músculos devem estar fortes para aguentar o impacto de uma caminhada, a instabilidade gerada na coluna (evitando compressões interdiscais) e proporcionar uma boa mecânica do movimento (sem compensações).

Além disso, dentro do repertório do método Pilates, temos exercícios que facilitam o processo de aprendizagem de uma boa técnica de corrida, como por exemplo:

Lunge na Cadeira
Scooter no Reformer
Footworks no Reformer
Russian na Reformer

Exercícios de mat pilates:

Single leg Kick
Dissociação de membros inferiores
Shoulder Bridge Prep

Por isso, consulte um professor de educação física antes de iniciar seu programa de caminhadas ou corrida e prepare-se para sua meta com a ajuda do método Pilates.

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