Novidades do Blog

Pilates para Osteoporose

A Osteoporose trata-se de uma doença metabólica que consiste na perda de massa óssea, tornando os ossos mais porosos e propensos a fraturas ao mínimo esforço. Mulheres na menopausa, o envelhecimento e a hereditariedade são os principais fatores de risco. A doença pode afetar todos os ossos do corpo, mas as principais áreas de risco são a coluna, fêmur e punhos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2011 cerca de 18% das mulheres e 6% dos homens, acima de 50 anos, sofriam com osteoporose no mundo. No Brasil, o número de pessoas chega a 10 milhões. A doença é séria e oferece sérios riscos à saúde quando não são tomados os devidos cuidados.

Os exercícios físicos, juntamente com uma dieta equilibrada e o sol, serão grandes aliados para a prevenção e para a estabilização da progressão da doença. A osteopenia é o início da osteoporose. Por isso, os mesmos cuidados devem ser aplicados a fim de inibir a progressão da doença.

Para estimular a produção de massa óssea devem ser realizados exercícios de resistência muscular, sempre com segurança. E para isso, o método Pilates possui um repertório criativo e eficiente, além de atuar na prevenção de quedas.

Vamos ver algumas dicas abaixo:

  • Uma das contraindicações para casos de osteoporose na coluna são os movimentos de flexão da coluna, que aumentam em 89% as chances de fratura (Sinaki e Mikkelson). Então como podemos fortalecer nossa parede abdominal? Os exercícios de pranchas são muito bem vindos, pois além de fortalecer de forma intensa os músculos do abdome, trabalham o fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna.

A1 A2

Prancha lateral

B1 B2 B3

  •  Os músculos dorsais (das costas) desempenham um papel importante na postura estática (parada) e dinâmica (em movimento). O movimento de extensão apresenta um menor risco de fratura e proporciona o fortalecimento dos músculos dorsais, aumentando a densidade mineral óssea da coluna. Portanto, é bastante indicado!

C1 C2

 

  • Exercícios que visam melhorar o equilíbrio são muito indicados para diminuir o risco de quedas. É importante lembrar que esses exercícios devem ser aplicados com muita prudência e segurança.

D1 D2

O Pilates é extremamente indicado para indivíduos com osteoporose. Porém, é muito importante que o instrutor evite exercícios que envolvam flexões, flexões laterais e rotações de coluna, pois aumentam o risco de fratura de forma significativa. O repertório de exercícios deve ser adaptado.

Além disso, lembre-se de tomar sol e ingerir bastante cálcio!

Por Viviane Vales

Compartilhe este Post

Opiniões

Os comentários aqui postados não representam nossa opinião.
A responsabilidade é exclusiva do autor da mensagem.

Dê sua Opinião